Empreendedores do Costurando o Futuro participam de lançamento de plataforma de negócios

Ferramenta potencializa negócios artesanais
Publicado em

No dia 25 de julho, empreendedores da Rede Costurando o Futuro do ABCD Paulista participaram do lançamento da plataforma on-line do programa Entusiasta. O evento ocorreu em São Bernardo do Campo (SP). A iniciativa, desenvolvida pela Rede Asta, tem como objetivo promover a formação a distância de artesãos, incentivando a independência e o sucesso de negócios artesanais.

Desde 2016, a Fundação Volkswagen mantém parceria com a Asta para a capacitação dos participantes do Costurando o Futuro na região. Parte do material utilizado nessas formações está hoje disponível na plataforma. A Entusiasta é o primeiro programa de capacitação voltado para artesanato do Brasil. O objetivo é transformar grupos produtivos artesanais em empreendimentos viáveis. “Agradecemos pelo trabalho que a Rede Asta tem feito em parceria com o Costurando o Futuro. Agora vamos disfrutar de um novo momento com a plataforma”, comemorou Josino dos Santos, um dos beneficiados pelo projeto da Fundação Volkswagen e proprietário da Kafu Bolsas.

A nova plataforma conta com 20 cursos gratuitos. Eles incluem comercialização, mediação de conflitos, ergonomia e gestão financeira, entre outros temas. Além disso, a plataforma também permite o contato com lojistas e a troca de experiências entre os artesãos, ampliando o potencial da atuação dos empreendedores. O acesso é possível por computador e aplicativo de celular.

Para conhecer mais sobre a iniciativa, acesse a plataforma Entusiasta.

Costurando o Futuro

O Costurando o Futuro é uma iniciativa da Fundação Volkswagen em parceria com a Aliança Empreendedora. Seu objetivo é articular e compartilhar conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento de empreendedores. Parte dos produtos é feita com materiais doados pelo Grupo Volkswagen e seus fornecedores (uniformes e tecidos automotivos), que deixaram de ser descartados.

Pela técnica do upcycling, que transforma resíduos em produtos de qualidade, o ciclo de vida dos materiais é ampliado, contribuindo para a sustentabilidade do planeta. O projeto acontece na região do ABCD paulista, envolvendo os municípios de Santo André (SP), São Bernardo do Campo (SP), São Caetano do Sul (SP) e Diadema (SP), e na capital. Além disso, no Paraná, onde há outro núcleo do Costurando o Futuro, a Fundação é intermediária técnica das ações, que contam com o apoio da Volkswagen do Brasil.