Educação

Brincar

Conhecimento
para todos!

É brincando que a criança aprende a inventar mundos. O brincar é, ao mesmo tempo, um ato natural e uma aprendizagem cultural.

Por isso, entendemos que toda criança precisa brincar. É uma atividade essencial para suas vidas, independentemente das suas condições físicas, sensoriais, intelectuais ou sociais.

Nosso papel é reforçar a ideia de que brincar, aprender e conhecer andam juntos. Acreditamos que o brincar para todos é fundamental na escola inclusiva, e começa na educação infantil.

Para isso, criamos um conjunto articulado de ações, que envolvem a formação continuada para profissionais de educação infantil, como professores, gestores e demais profissionais. E mais: acompanhamos práticas pedagógicas nas escolas, com atenção especial ao brincar com todos.

Nessas atividades, o jogo, a imaginação e o uso de múltiplas linguagens – como artes plásticas, literatura, cinema, teatro, música e dança – contribuem para a equidade de oportunidades e a inclusão educacional de crianças com deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento e altas habilidades. Essas ações envolvem toda a comunidade escolar, com forte presença das famílias. Juntos, todos vão descobrindo novos sentidos e jeitos de lidar com o brincar e entender o papel da escola na vida de suas crianças.

Impacto

Parceria Cenpec (2005 a 2014)

• 170.198 alunos beneficiados;
  • 2.643 educadores formados.

Parceria Mais Diferenças (2017)

• 6.119 alunos beneficiados;
  • 406 educadores formados.

Nosso Parceiro

• Mais Diferenças.

Os números desta história (2005 a 2017)

• 176.317 alunos beneficiados