Comunidade

Costurando o Futuro

Conhecimento para
empreender!

“Porque foi-se o tempo em que a mulher ficava só em casa, ou que costurar era só para ocupar o tempo e gerar um dinheirinho. Hoje, nós estamos preparadas para empreender e atender grandes empresas.”

Nany Martins, participante do Projeto Costurando Futuro e Cofundadora da Charlotte Arte e Costura

É isso que inspira o projeto Costurando o Futuro: promover o empoderamento e a autonomia por meio da capacitação de profissionais de costura.

Estamos falando de empreendedores que, além de saberem costurar, sabem planejar seus negócios, comunicar, vender e trabalhar em rede.

Nosso papel é articular e compartilhar conhecimento para o desenvolvimento pessoal e profissional desses empreendedores, para que estejam prontos para atenderem as demandas do mercado com eficiência.

“Não é complementar renda: é gerar renda mesmo!”

Josino Gomes, participante do Projeto Costurando o Futuro

Esse processo de formação e articulação produz um benefício direto para os participantes: a geração de renda. Uma das consequências é o aumento da sua capacidade de atender grandes pedidos (articulando a demanda entre os participantes da rede), com excelência na qualidade de produção e entrega.

“É para gerar renda, mas também para você reconhecer que pode ir além.”

Elaine Romano, participante do Projeto Costurando o Futuro e Cofundadora da Charlotte Arte e Costura

Mais conhecimento, mais trabalho, mais geração de renda!

Além do retorno financeiro, o projeto contribui para desenvolver a autoestima e as competências pessoais dos participantes. Muitos que se encontravam em situação de vulnerabilidade puderam mudar diferentes aspectos de sua vida por meio da realização profissional.

Impacto

Em 2017

  • 58 empreendedores de São Bernardo do Campo (SP);
  • Em 2017, empreendedores do Costurando o Futuro atenderam pedidos comerciais da empresa, confeccionando capas de painéis, braçadeiras para líderes de células e ecobags para diversas áreas internas da montadora.

Nossos Parceiros

  • Aliança Empreendedora;
  • Rede Asta.

Os números desta história (2009 a 2017)

  • 76 toneladas de tecidos foram reutilizadas
  • 434 empreendedores capacitados