Educação

Jogo da Vida em Trânsito (JVT)

Conhecimento
para a cidadania!

“Ficamos surpresos quando vimos a quantidade de acidentes de trânsito que acontecem no Brasil. Ainda mais porque boa parte desses acidentes são causados por falta de cuidado ou informação.”

Anderson Silva Vanin, professor da ETEC Prof. Maria Cristina Medeiros

Queremos mais do que compartilhar conhecimento para um trânsito mais seguro. Nosso objetivo é incentivar a construção do pensamento crítico e do protagonismo dos jovens em torno da mobilidade.

Nosso papel é formar educadores (incluindo professores, coordenadores, gestores, agentes educacionais e pais) para que apliquem e multipliquem a metodologia do projeto em sala de aula ou outros espaços educativos. Tudo isso alinhado com o perfil de cada escola e de seus estudantes.

O segredo é trabalhar a interdisciplinaridade, por meio de atividades que sejam atraentes e desafiadoras para os jovens, e que envolvam um processo lúdico, investigativo e de produção prática de conteúdos. Se você ficou curioso, todos os nossos materiais estão disponíveis gratuitamente na plataforma JVT.

“O projeto despertou um importante senso de cidadania nos alunos. Esse comportamento alinha-se com um pilar essencial do ensino técnico que é a formação de agentes cidadãos. Hoje, eles são meus alunos, mas amanhã serão meus parceiros de trabalho em uma empresa, ou até mesmo como professores. Ter essa consciência é fundamental.”

Leandro Reginaldo, professor da ETEC Profa. Maria Cristina Medeiros

Mais conhecimento, mais qualificação, mais cidadania!

“Como somos um curso técnico voltado para TI, propusemos que os alunos criassem sites para conscientização no trânsito, utilizando conteúdos de diferentes matérias. O resultado foi surpreendente.”

Cintia Araújo, professora da ETEC Profa. Maria Cristina Medeiros

Impacto

Em 2017

• 220 participantes multiplicadores (considerando as duas metodologias, 156 totalmente online e 64 semipresencial);
  • Mais de 25.724 jovens ampliaram sua consciência sobre o trânsito e desenvolveram suas competências em diferentes disciplinas.

Nossos Parceiros

• Virgo Game Studios;
  • Movimento Paulista de Segurança no Trânsito;
  • Centro Paula Souza.

Os números desta história (2012 a 2017)

• 1.688 participantes multiplicadores
  • 88.088 jovens beneficiados