DIVERSA Presencial realiza encontro e divulga os resultados de 2017

O projeto é realizado pelo Instituto Rodrigo Mendes, com apoio da Fundação Volkswagen
Publicado em
Foto: Diego Lajst

Em 5 de junho, o Instituto Rodrigo Mendes realizou o 5º encontro da edição 2018 do DIVERSA Presencial, formação em serviço em educação inclusiva oferecida com apoio da Fundação Volkswagen. Participaram cerca de 40 representantes de Caieiras (SP), Cotia (SP), Mogi das Cruzes (SP), Nova Odessa (SP) e São Caetano do Sul (SP). Eles se reúnem a cada duas semanas na capital paulista, para discutir situações reais e desafiadoras que envolvam estudantes com deficiência na escola comum.

O grupo é formado por representantes das secretarias de educação, gestores escolares e professores da sala de aula comum e do atendimento educacional especializado. Eles são estimulados a trocar conhecimentos e experiências, articulando diferentes práticas pedagógicas com as diretrizes das políticas públicas e referenciais teóricos atuais. O último encontro desta edição acontecerá em 11 de setembro.

Resultados de 2017

O Relatório de Impactos 2017 do DIVERSA Presencial está disponível para consulta em texto e vídeo. No total, foram 135 educadores atendidos e 13.444 estudantes beneficiados.

Entre os meses de julho e dezembro, dez encontros dialogados envolveram participantes dos municípios de Cruzeiro (SP), Ibiúna (SP), Peruíbe (SP), Poá (SP) e Santo André (SP). Além disso, as cidades paulistas de Cubatão, Ferraz de Vasconcelos e Santos, presentes na edição de 2016, participaram de ação inédita no projeto: replicação da metodologia com apoio do Instituto Rodrigo Mendes, por meio de monitoramento presencial e remoto.

Para mais informações, acesse o Relatório na íntegra.

Sobre o DIVERSA Presencial

O DIVERSA Presencial é uma formação em serviço que reúne representantes de secretarias de educação, gestores escolares e educadores para debater os desafios da educação inclusiva, a partir de casos reais que envolvem estudantes com deficiência matriculados em salas de aula comum. O objetivo é assegurar, a todas as crianças, sem exceção, o seu direito à educação. Realizado pelo Instituto Rodrigo Mendes, conta com o apoio da Fundação Volkswagen desde 2017.

 
O conteúdo do nosso site pode ser acessível em Libras usando o VLibras