DIVERSA Presencial realiza novo encontro; oficina de arte é destaque

Educadores vivenciaram a importância de se colocarem no lugar dos alunos
Publicado em
Foto: Paulo Fehlauer

No dia 31 de julho, o Instituto Rodrigo Mendes realizou um novo encontro da edição 2018 do DIVERSA Presencial. Esse ciclo de formação em educação inclusiva é oferecido em parceria com a Fundação Volkswagen. Estiveram presentes cerca de 40 educadores dos municípios de Caieiras (SP), Cotia (SP), Mogi das Cruzes (SP), Nova Odessa (SP) e São Caetano do Sul (SP).

A programação iniciou-se com uma oficina de arte ministrada por Rodrigo Hübner Mendes, Superintendente do Instituto. Os participantes organizaram-se em duplas e receberam dois desafios. Primeiramente, cada um precisou desenhar um objeto do entorno em uma folha de papel. Na sequência, foram convidados a fazer um retrato do colega à frente. Para as tarefas, puderam utilizar apenas um fio de barbante preso a um dos dedos e tinta nanquim. Ao final, os desenhos foram dispostos no centro da sala e Rodrigo Mendes mediou uma reflexão com o grupo.

Os educadores relataram a apreensão inicial com a atividade, incluindo o receio de não conseguirem realizá-la e a preocupação com a opinião dos demais. Porém, revelaram que, durante o processo, sentiram-se mais confiantes, destacando a relevância das orientações e estímulos recebidos ao longo da produção. Em geral, ficaram satisfeitos com os resultados.

Diante dessas ponderações, Mendes relacionou o exercício com o processo de ensino-aprendizagem, mostrando a importância de assumir riscos, de experimentar e de tornar positivas as incertezas que surgem na sala de aula, principalmente no contexto da inclusão. Mais ainda, evidenciou como é essencial colocar-se no lugar do aluno, valorizando o potencial de todos. “A escola inclusiva é aquela que acolhe, que oferece oportunidades e faz apostas, mantendo altas expectativas. Uma palavra pode mudar a vida de alguém. O professor tem um poder enorme nas mãos”, concluiu Rodrigo Mendes ao encerrar a oficina.

A programação do encontro prosseguiu com uma apresentação sobre o sistema educacional do Brasil e a nova Base Nacional Comum Curricular, realizada por educadoras de Caieiras (SP). Além disso, representantes de Cotia (SP) e de São Caetano do Sul (SP) trouxeram situações desafiadoras vivenciadas em suas cidades, demonstrando como as formações do DIVERSA Presencial já estão contribuindo para transformar a realidade de suas escolas.

Sobre o DIVERSA Presencial

O DIVERSA Presencial é uma formação em serviço que reúne representantes de secretarias de educação, gestores escolares e educadores para debater os desafios da educação inclusiva, a partir de casos reais que envolvem estudantes com deficiência matriculados em salas de aula comum. O objetivo é assegurar, a todas as crianças, sem exceção, o seu direito à educação. Realizado pelo Instituto Rodrigo Mendes, conta com o apoio da Fundação Volkswagen desde 2017.

 
O conteúdo do nosso site pode ser acessível em Libras usando o VLibras