06 de dezembro de 2018

2ª Jornada do Conhecimento Fundação Volkswagen

Cidades inteligentes, criativas e sustentáveis: como o investimento social privado pode contribuir para os desafios urbanos no século XXI

 

Estudos feitos pela Organização das Nações Unidas (ONU) preveem que, em 2045, a população urbana ultrapasse 6 bilhões de habitantes em todo o mundo. Na metade deste século, cerca de 70% das pessoas viverão em cidades. Esses dados evidenciam os grandes desafios que o planeta terá de superar para tornar as metrópoles espaços mais sustentáveis e inclusivos. Realidade que já se faz presente, principalmente no contexto brasileiro.

 

Pensar em cidades mais inteligentes e criativas significa considerar a importância do desenvolvimento tecnológico, da inovação e da cultura para impulsionar núcleos urbanos que ofereçam qualidade de vida para a população. Isso inclui, por exemplo, investimentos em mobilidade, infraestrutura e economia compartilhada, de modo a valorizar a criatividade, o empreendedorismo e o bem-estar social, sem descuidar da proteção ao meio ambiente.

 

Com o objetivo de refletir sobre essas questões, a Fundação Volkswagen realizou a 2ª edição das Jornadas do Conhecimento. Por meio dessa série de eventos, a Fundação reúne especialistas para discutirem temas contemporâneos, relacionados às suas áreas de investimento social (educação e desenvolvimento de comunidades) e às causas por ela apoiadas (mobilidade urbana, mobilidade social e inclusão de pessoas com deficiência).

 

Nesta edição, Ana Carla Fonseca (Doutora em Urbanismo pela USP e assessora para a ONU) e Daniela Coimbra Swiatek (Doutora pela Universidade de Economia de Viena e cofundadora do MobiLab, o Laboratório de Inovação em Mobilidade da Prefeitura de São Paulo) dialogaram a respeito das cidades inteligentes, criativas e sustentáveis, refletindo sobre como o investimento social privado pode contribuir para os desafios urbanos no século XXI. A mediação foi feita por Sabrina Leme, especialista em soluções para cidades e consultora em mobilidade.

Este evento já aconteceu.

Quer ser convidado para futuros eventos? Cadastre seu email e te avisaremos assim que acontecem.

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório
CONFIRA A GALERIA DE FOTOS DO EVENTO
Daniela Coimbra Swiatek

Daniela Coimbra Swiatek

Doutora pela Universidade de Economia de Viena
Cofundadora do MobiLab
Minibiografia
Sabrina Leme

Sabrina Leme

Mediadora
Especialista em soluções para cidades
Minibiografia