24 de maio de 2019

3ª Jornada do Conhecimento Fundação Volkswagen

“Avanços e oportunidades para a educação inclusiva no Brasil”

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, publicada pelo Ministério da Educação (MEC) em 2008, resultou de um intenso debate, realizado em nível nacional e internacional, objetivando romper com a lógica de exclusão que historicamente segregou da escola regular alunos com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades e superdotação. Outro marco importante desse movimento, que inspirou a política do MEC, foi a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, aprovada pela Organização das Nações Unidas em 2006 e ratificada pelo Brasil também em 2008.

Desde então, o País tem conquistado avanços fundamentais no âmbito da educação inclusiva, sobretudo no acesso à escolarização. De acordo com o Censo Escolar, realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o número de matrículas de alunos com deficiência vem aumentando ano a ano, especialmente nas escolas públicas, e ultrapassou 92% em 2018. Porém, ainda há muitos desafios a serem enfrentados, desde a acessibilidade das construções escolares até as barreiras atitudinais, por exemplo.

Com o objetivo de refletir sobre essas questões, a Fundação Volkswagen realizou a 3ª edição da Jornada do Conhecimento. Por meio dessa série de eventos gratuitos, a Fundação reúne especialistas para discutirem temas contemporâneos relacionados à sua missão e às causas por ela apoiadas: mobilidade urbana, mobilidade social e inclusão de pessoas com deficiência.

Nesta edição, Rodrigo Hübner Mendes (Mestre em Gestão da Diversidade e Superintendente do Instituto Rodrigo Mendes) e Jairo Marques (Especialista em Jornalismo Social e colunista da Folha de S.Paulo) dialogaram sobre os avanços e oportunidades para a educação inclusiva no Brasil. Além disso, a educadora Eda Luiz e a ex-aluna da rede pública paulistana Mônica Rocha, que tem Síndrome de Down, compartilharam com o público relatos de suas experiências de ensino e aprendizagem. O evento foi mediado pela jornalista Flávia Yuri Oshima, vencedora do Prêmio ABMES de Jornalismo de Educação em 2017.

Este evento já aconteceu.

Quer ser convidado para futuros eventos? Cadastre seu email e te avisaremos assim que acontecem.

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
CONFIRA A GALERIA DE FOTOS DO EVENTO
Jairo Marques

Jairo Marques

Folha de S. Paulo
Especialista em Jornalismo Social e colunista da Folha de São Paulo
Minibiografia
Flávia Yuri Oshima

Flávia Yuri Oshima

Mediadora
Jornalista
Minibiografia
 
O conteúdo do nosso site pode ser acessível em Libras usando o VLibras