Fundação Volkswagen apoia o 1º Encontro de Educação para o Trânsito de SP

Evento foi organizado pelo Governo do Estado e reuniu representantes do poder público e terceiro setor no Palácio dos Bandeirantes
Publicado em
Ana Carla Fonseca em palestra oferecida pela Fundação Volkswagen, sobre cidades inteligentes e planejamento urbano

No dia 12 de dezembro, aconteceu no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo do Estado de São Paulo, o 1º Encontro de Educação para o Trânsito. O evento contou com o apoio da Fundação Volkswagen e marcou o encerramento das atividades do Programa Respeito à Vida em 2019. No ano, a Fundação foi uma das parceiras do Respeito à Vida, por meio da formação de gestores públicos, no âmbito do projeto “Cidadania em Movimento”.

“Nosso objetivo vai muito além das estatísticas: são as pessoas que estão por trás delas, as vidas que salvamos e as histórias que buscamos mudar. Para termos êxito, precisamos de parcerias, somando esforços. A ideia para esse encontro nasceu dos municípios, que questionaram o porquê de falarmos tanto em intervenção e tão pouco em educação. A educação é a percussora da mudança de comportamento. E a mudança de comportamento somente é atingida a longo prazo, com um trabalho permanente”, refletiu Silvia Lisboa, coordenadora do Programa.

A programação do encontro incluiu apresentações da Rede de Reabilitação Lucy Montoro, da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) e das cidades paulistas de Jacareí, Praia Grande, Santa Bárbara D’Oeste, Botucatu, Taubaté e Piracicaba. O evento foi encerrado com uma palestra da Prof. Dra. Ana Carla Fonseca, oferecida pela Fundação VW, sobre cidades inteligentes e planejamento urbano.

Sobre o Cidadania em Movimento

O projeto Cidadania em Movimento é voltado à mobilidade urbana, uma das causas abraçadas pela Fundação. Ele acontece em escolas públicas, centros de formação de professores, órgãos governamentais e instituições parceiras. As formações incluem oficinas, palestras e workshops para educadores, gestores públicos e estudantes.

Entre os temas trabalhados nesses encontros, estão segurança viária, prevenção a acidentes, protagonismo cidadão, planejamento urbano, cidades inteligentes e sustentabilidade nos meios de transporte, entre outros. O objetivo é incentivar a aplicação da teoria na prática, por meio de ações que contribuam para solucionar desafios reais da mobilidade.

Além do Programa Respeito à Vida, o Cidadania em Movimento também acontece em parceria com o Centro Paula Souza e o DETRAN-SP. Há, ainda, o oferecimento de três cursos on-line e gratuitos para educadores, sobre mobilidade urbana, realizados com a Nova Escola. Acesse a página do projeto para saber mais.

 

 
O conteúdo do nosso site pode ser acessível em Libras usando o VLibras