Fundação Volkswagen e Detran.SP assinam parceria em educação para o trânsito

O acordo prevê a realização de palestras e workshops para gestores e servidores públicos, professores e estudantes do Ensino Médio
Publicado em

No dia 6 de maio, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) realizou, em sua sede na capital paulista, o Evento Global de Segurança no Trânsito, como parte da Road Safety Week. Na ocasião, foi assinada parceria com a Fundação Volkswagen, voltada à educação para o trânsito e a mobilidade. A Road Safety Week faz parte de um esforço internacional da Organização das Nações Unidas (ONU) para aumentar a conscientização sobre segurança viária.

O evento teve início com uma mesa, que reuniu autoridades e membros de organizações da sociedade civil. Em sua fala de abertura, o Diretor-Presidente do Departamento, Paulo Roberto Falcão, destacou a importância de iniciativas educacionais voltadas à prevenção de acidentes: “O trânsito é responsável, todos os anos, por milhares de mortes ao redor do mundo. Para torná-lo mais seguro e amigável, precisamos investir em educação”, afirmou. Participaram da mesa outros representantes do Detran.SP, além do Comando do Corpo de Bombeiros, Fundação Mapfre, Fundação Volkswagen e ONG Criança Segura.

Durante a solenidade, a FVW anunciou uma parceria com o Departamento Estadual de Trânsito: “A mobilidade urbana é uma das causas abraçadas pela Fundação. Em 2019, lançamos o Cidadania em Movimento, para a formação de gestores e servidores públicos, educadores e alunos em temas como segurança viária, planejamento urbano e sustentabilidade nos transportes. Com o acordo que celebramos hoje, estamos trazendo esse programa para o Detran. Esperamos que seja o início de uma sólida parceria”, comemorou Vitor Hugo Neia, um dos representantes da Fundação no evento.

Na sequência, Luiz Paulo Brasizza – Diretor de Finanças da Fundação Volkswagen – formalizou a assinatura do convênio. O acordo prevê a realização de palestras e workshops ao longo do ano. Serão beneficiados, além de servidores, professores e estudantes do Ensino Médio. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o Brasil é o quinto país recordista em mortes no trânsito e os jovens estão entre os mais atingidos por essa realidade.

Além do Detran.SP, o Cidadania em Movimento também acontece em parceria com o Centro Paula Souza. Nos próximos dias, será anunciada a adesão de outros órgãos públicos ao programa da Fundação Volkswagen. Acesse a página da iniciativa e saiba mais.

Mobilidade: repensar a cidade

Ainda durante o Evento Global de Segurança no Trânsito, foi realizada a primeira iniciativa prevista no acordo entre a Fundação VW e o Detran.SP. Por ocasião do Maio Amarelo, Eduardo Biavati – Mestre em Sociologia, escritor e consultor internacional em educação e segurança no trânsito – realizou a palestra “Mobilidade: repensar a cidade”.

Entre as questões abordadas, o especialista destacou os principais estudos, estatísticas e fatores de risco relacionados aos acidentes de trânsito no Brasil. Além do público presente, a palestra teve transmissão simultânea nas redes sociais do Governo do Estado de São Paulo, Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo, Movimento Paulista de Segurança no Trânsito e Agência de Transporte do Estado de São Paulo, alcançando mais de 2,6 mil visualizações.

 

 
O conteúdo do nosso site pode ser acessível em Libras usando o VLibras