Fundação VW e Yunus iniciam a etapa de aceleração do Prêmio Fundação Volkswagen

O objetivo da aceleração é aprimorar os projetos e fortalecer a atuação das organizações finalistas
Publicado em
Representantes das organizações finalistas, Fundação VW e Yunus com a jornalista e palestrante Monique Evelle

Nos dias 10 e 11 de setembro, aconteceu na sede da Volkswagen Serviços Financeiros, em São Paulo (SP), a primeira imersão presencial do Programa de Aceleração do 1º Prêmio Fundação Volkswagen. Realizada em parceria com a Yunus Corporate Social Innovation, o objetivo da aceleração é aprimorar os projetos e fortalecer a atuação das organizações finalistas nas causas da mobilidade urbana, mobilidade social e inclusão de pessoas com deficiência. O Programa prevê mais duas imersões coletivas na capital paulista, além de mentorias remotas.

O evento teve início com as boas-vindas do representante da Diretoria-Executiva da Fundação VW, Vitor Hugo Neia, e do Head de Acelerações de Impacto para Corporações da Yunus, Túlio Notini. “Para a Fundação Volkswagen, é um prazer trazer às organizações do terceiro setor modelos e ferramentas que fazem parte do cotidiano de startups e negócios sociais. Com isso, desejamos impulsionar a inovação na área e contribuir para o fortalecimento dos projetos finalistas. Mais ainda, esperamos que essa imersão seja um momento de muitos aprendizados e trocas”, afirmou Vitor Hugo.

Ao longo dos dois dias de encontro, os participantes apresentaram suas organizações e iniciativas, realizaram diagnósticos e reflexões em grupo, discutiram objetivos e entregáveis e planejaram os próximos passos. Além disso, a imersão contou com convidados especiais para falarem com os finalistas. A primeira delas foi a jornalista Monique Evelle, que refletiu sobre temas como inovação, empreendedorismo, racismo e desigualdade social: “Inovar é fazer funcionar. Temos que ter nossos negócios e também mudar o mundo. Uma mensagem importante para quem está passando por um processo como este: nunca compare seu início com o meio de ninguém”, enfatizou Monique.

Outro especialista que também esteve presente foi Fabio Deboni, Gerente Executivo do Instituto Sabin. Em sua apresentação, discutiu tendências, desafios e oportunidades para o terceiro setor no campo de negócios de impacto. Além disso, os finalistas conheceram um pouco mais sobre a metodologia Objective Key Result (OKR), usada para definir, comunicar, seguir metas e resultados nas organizações.

A próxima imersão presencial acontecerá no mês de outubro, também em São Paulo (SP). São finalistas do 1º Prêmio Fundação Volkswagen: Carona a Pé e Instituto Aromeiazero (mobilidade urbana); Acreditar, Capital Humano e Transformação Social e OLABI.ORG (mobilidade social); Instituto Ester Assumpção e Instituto MeViro (inclusão de pessoas com deficiência).

1º Prêmio Fundação Volkswagen

Realizada em parceria com a Yunus Corporate Social Innovation, unidade da Yunus Negócios Sociais, empresa ligada ao Nobel da Paz Muhammad Yunus e referência mundial no apoio e desenvolvimento de negócios com foco em impacto social e ambiental, a iniciativa contempla um programa de aceleração de doze semanas, com foco no desenvolvimento das seis organizações finalistas, desenhado para alavancar e sustentar o impacto de seus projetos.

Ao final desse programa, as três organizações cujas iniciativas demonstrarem maior potencial de transformação social receberão um aporte financeiro de R$ 100 mil. Assim, ao longo de 2020, poderão executar seus planos de expansão sob o acompanhamento da Fundação Volkswagen e da Yunus Corporate Social Innovation. Acesse o site da premiação para mais informações.

 
O conteúdo do nosso site pode ser acessível em Libras usando o VLibras