Na Semana de Trânsito, segurança viária é tema de palestra para adolescentes

Iniciativa da Fundação Volkswagen aconteceu em parceria com o DETRAN-SP e o Centro Paula Souza
Publicado em
Eduardo Biavati, sociólogo e especialista em segurança viária, em palestra na ETEC Jorge Street, em São Caetano do Sul (SP)

No dia 20 de setembro, a Fundação Volkswagen promoveu, em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (DETRAN-SP) e o Centro Paula Souza, a palestra “Segurança do Trânsito e Desenvolvimento Sustentável”. O evento, que marcou a abertura da programação da Semana Nacional de Trânsito em São Caetano do Sul (SP), mobilizou mais de 100 alunos do Ensino Médio da Escola Técnica Estadual Jorge Street. A palestra foi ministrada por Eduardo Biavati, sociólogo e especialista em segurança viária, e faz parte do projeto de mobilidade urbana Cidadania em Movimento, da Fundação VW.

“Ser condutor de um veículo é uma grande responsabilidade. Com o encontro de hoje, esperamos que todos entendam a importância de dirigir com segurança e o papel que cada um de nós representa no trânsito. Agradeço à Fundação Volkswagen pela parceria”, afirmou Wagner Vieira, Superintendente da Região Metropolitana do DETRAN-SP.

“O Brasil é um dos recordistas mundiais em mortes no trânsito. Somente em 2017, foram mais de 35 mil vidas perdidas. Infelizmente, a faixa etária de vocês, entre 15 e 29 anos de idade, é a principal vítima dessas ocorrências. Por isso, estamos abrindo a Semana Nacional de Trânsito com esse tema tão urgente, que faz parte das iniciativas da Fundação na causa da mobilidade urbana”, reforçou Vitor Hugo Neia, representante da Diretoria da Fundação Volkswagen.

Na sequência, Eduardo Biavati destacou os principais fatores para a ocorrência de acidentes, bem como as estatísticas que colocam o Brasil no topo do ranking de óbitos no trânsito em todo o continente americano. Além disso, o sociólogo reforçou a importância da autorresponsabilidade e os esforços empreendidos globalmente pela Organização das Nações Unidas para reverter o número de mortes. Ao final, os alunos ainda puderam experimentar óculos de realidade virtual que simulavam acidentes de trânsito, uma iniciativa da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp).

A Semana Nacional de Trânsito, prevista no Código de Trânsito Brasileiro, é anualmente comemorada de 18 a 25 de setembro. Em 2019, o Conselho Nacional de Trânsito escolheu como tema “No trânsito, o sentido é a vida”. A proposta é mobilizar diferentes atores da sociedade em torno de ações práticas, de modo a refletirem sobre a mobilidade e, sobretudo, a segurança viária.

 
O conteúdo do nosso site pode ser acessível em Libras usando o VLibras