Cidadania em Movimento

Conhecimento
que ajuda a salvar vidas!

“Ficamos surpresos quando vimos a quantidade de acidentes de trânsito que acontecem no Brasil. Ainda mais porque boa parte desses acidentes são causados por falta de cuidado ou informação.”

Anderson Silva Vanin, professor da ETEC Profª. Maria Cristina Medeiros

O Cidadania em Movimento é voltado à educação para o trânsito e à mobilidade urbana, uma das causas abraçadas pela Fundação. Ele acontece em escolas públicas, centros de formação de professores, órgãos governamentais e instituições parceiras.

As formações incluem oficinas, palestras e workshops para educadores, gestores públicos e estudantes. Entre os temas trabalhados nesses encontros, estão segurança viária, prevenção a acidentes, protagonismo cidadão, planejamento urbano, cidades inteligentes e sustentabilidade nos meios de transporte, entre outros. O objetivo é incentivar a aplicação da teoria na prática, por meio de ações que contribuam para solucionar desafios reais da mobilidade urbana.

Em 2019, o Cidadania em Movimento substituiu o projeto Jogo da Vida Trânsito, com novas metodologias de aprendizagem e formatação mais ampla, diversificada e inclusiva.

“O projeto despertou um importante senso de cidadania nos alunos. Esse comportamento alinha-se com um pilar essencial do ensino técnico que é a formação de agentes cidadãos. Hoje, eles são meus alunos, mas amanhã serão meus parceiros de trabalho em uma empresa, ou até mesmo como professores. Ter essa consciência é fundamental.”

Leandro Reginaldo, professor da ETEC Profª. Maria Cristina Medeiros

Impacto

Em 2018 (Jogo da Vida em Trânsito)

• 374 participantes nas formações semipresenciais e a distância