Respeito à Vida: Fundação VW adere a programa viário do Governo de SP

Parceria contempla a formação de gestores públicos e técnicos de municípios paulistas
Publicado em
Foto: Divulgação (Governo do Estado de São Paulo)

No dia 18 de junho, o Governo do Estado de São Paulo lançou, em evento no Palácio dos Bandeirantes, o programa Respeito à Vida, que substitui o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito. A iniciativa contempla ações voltadas à educação para o trânsito, obras em rodovias, convênios com prefeituras para melhorias de vias municipais e campanhas de conscientização.

O programa será responsável, também, pela gestão do Infosiga, sistema de dados que traz informações mensais sobre ocorrências de trânsito, incluindo números de óbitos. Atualmente, engloba 304 cidades parceiras e dispõe de R$ 200 milhões de recursos provenientes de multas do DETRAN-SP, beneficiando 96% da população do Estado.

“O Respeito à Vida vai garantir à população, por meio de medidas preventivas e educativas, o direito de transitar por vias e rodovias paulistas com segurança. Vai levar para as escolas da nossa rede os conceitos de paz, tolerância, responsabilidade e orientação no trânsito. Também vamos incentivar a realização de obras e pequenos ajustes em 100 pontos críticos de estradas”, afirmou João Doria, Governador de São Paulo.

O programa Respeito à Vida é coordenado pela Secretaria de Governo, em parceria com as secretarias da Educação, Segurança Pública, Saúde, Logística e Transportes, Transportes Metropolitanos, Desenvolvimento Regional, Desenvolvimento Econômico e Direitos da Pessoa com Deficiência. Além disso, envolve empresas e associações do setor privado e entidades do terceiro setor, entre elas a Fundação Volkswagen.

Cidadania em Movimento

A parceria com a Fundação Volkswagen contempla a formação de gestores públicos e técnicos dos municípios que fazem parte do programa. Ela acontece no âmbito do projeto Cidadania em Movimento, voltado à educação para o trânsito e à mobilidade urbana. O primeiro workshop ocorrerá no dia 25 de junho, no Palácio dos Bandeirantes.

Entre os temas que serão abordados nos encontros, estão segurança viária, prevenção a acidentes, protagonismo, cidadania, planejamento urbano, cidades inteligentes e sustentabilidade nos meios de transporte, entre outros. O objetivo é levar mais inovação ao poder público, contribuindo para a atualização de políticas voltadas à mobilidade urbana.

Além do programa Respeito à Vida, o Cidadania em Movimento também acontece em parceria com o Centro Paula Souza e o DETRAN-SP, com foco na formação de educadores e estudantes. Acesse a página do projeto para saber mais.

 
O conteúdo do nosso site pode ser acessível em Libras usando o VLibras